quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Nota de Esclarecimento

Prezados Companheiros Escoteiros e sociedade em geral, 

         Durante esta semana a imprensa noticiou uma operação da Polícia Federal de combate à pedofilia, com a prisão de suspeitos em várias partes do país, dentre os quais alguém identificado como "chefe de um grupo de escoteiros". Até o momento não temos dados oficiais para confirmar, ou não, esta afirmação sobre um voluntário da associação, eis que o inquérito tramita sob segredo de justiça e a Polícia Federal não deu publicidade, até este momento, aos nomes dos envolvidos, tornando impossível qualquer manifestação mais específica sobre o assunto.                        Embora tal situação, mantivemos contato com a Polícia Federal nos colocamos, desde já, à disposição para colaborar no que for preciso. Os ESCOTEIROS DO BRASIL, como representante no país da maior instituição da sociedade civil no mundo, de base voluntária e voltada para a educação da infância e juventude, com mais de 40 milhões de associados mundialmente, se une a toda a iniciativa destinada a proteger crianças e adolescentes da ação de pedófilos, abusadores ou exploradores, que merecem nosso veemente repúdio. Também reitera e renova seu compromisso em assegurar um ambiente seguro para as práticas de suas atividades educacionais, como previsto na sua Política Institucional de Proteção de Crianças e Jovens. Referida política de proteção pode ser identificada em nota no campo “imprensa” constante em nosso site institucional (clique, aqui).
         Consolida-se, ainda, esta política permanente de proteção em práticas preventivas e de monitoramento, tais como: uma política clara, expressa e de ampla divulgação; regras específicas; uma linha de cartilhas e apostilas de formação com informações de referência, tanto para voluntários adultos, quanto para crianças, jovens e seus pais; cursos EAD e presenciais obrigatórios para todos os novos adultos voluntários da instituição e de reciclagem para os mais antigos. Ainda há que se destacar, de forma fundamental, a garantia e busca do envolvimento das famílias dos menores beneficiados pelas ações no dia-a-dia de cada Grupo Escoteiro. Seja participando como voluntários dirigentes, como chefes e assistentes, bem como participando das reuniões semanais e assembleia de grupo, visando o monitoramento mais próximo das ações dos adultos no nível local e garantindo aos pais a decisão de escolha dos membros daquela unidade de associação.
         Estas medidas têm o permanente objetivo de capacitar e orientar todos os voluntários adultos que atuam, ou atuarão, no Movimento Escoteiro acerca dos procedimentos corretos para garantir a integridade de crianças, adolescentes e jovens, bem como desses próprios membros infanto-juvenis de estarem atentos e perceberem espaços confiáveis para relato ou denúncia de qualquer situação, o que passa a ser imediatamente objeto de investigação interna e denúncia também imediata aos órgãos competentes.
          Acerca do possível infrator, informamos que tão logo tenhamos a informação oficial da Polícia Federal, serão adotadas as medidas disciplinares adequadas, e de forma rígida, inclusive a exclusão do quadro de associados, eis que não pactuamos e nem acobertamos condutas que afrontam nossos princípios e coloquem nossas crianças e adolescentes em situação de risco.
      Em derradeiro, impõe deixar claro que os ESCOTEIROS DO BRASIL empenham e empenharão todos os seus esforços em apurar os fatos e adotar as medidas cabíveis, sempre buscando resguardar todos os seus associados e auxiliando incondicionalmente a autoridade policial e/ou judiciária.
Sendo o que se apresentava para o momento, colocamo-nos à disposição.
Diretoria Executiva Nacional
União dos Escoteiros do Brasil 

domingo, 10 de novembro de 2013

A Diretora de Métodos Educativos da UEB MA e Coordenadora Geral do XXV ELO, Maria da Graça,  reuniu no último sábado, dia 09, os Coordenadores dos Ramos, Escotistas e Voluntários, para os acertos finais do acampamento que acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no Campo Escola Escoteiro.
Tudo está sendo preparado com muito cuidado e carinho, para que os nossos jovens, nestes três dias, vivam o verdadeiro espírito escoteiro.
No domingo, dia 10, o encontro foi no campo, onde os chefes se reuniram para preparar a estrutura do Campo Escola Escoteiro para receber os jovens para o ELO 2013.
 Além da elaboração e execução da programação, a chefia trabalha também na estrutura do campo. Aqui parte da Chefia do Ramo Sênior da Região Escoteira do Maranhão, nos últimos acertos para a grande atividade do próximo final de semana.
Chefe Gene Nelson, Diretor do Campo Escola, trabalhando na infra estrutura do campo.
O nosso Diretor Presidente, Márcio Nava, comandando os trabalhos no Campo Escola.
Que venha, estamos preparados!!!
FOTOS:  Chefe Ronaldo 

sábado, 9 de novembro de 2013

PREPARE-SE
Veja nos gráficos abaixo, os dados sobre as inscrições:
 INSCRIÇÕES POR GRUPO ESCOTEIRO




domingo, 3 de novembro de 2013

Região Escoteira do Maranhão recebe doação de mesas e cadeiras

O Diretor Presidente do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru, Chefe Alberto Rocha, percebendo a necessidade da Região Escoteira do Maranhão de melhorar ainda mais a infra estrutura do nosso Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo Höhn, conseguiu com o Serviço Social do Comércio - SESC/MA, instituição patrocinadora do 4º GEVIC, a doação de aproximadamente 38 mesas e 142 cadeiras. 
Esta aquisição promoverá uma autonomia na infra estrutura do campo, pois anteriormente, eram alugadas mesas e cadeias para suprir as necessidades das  atividades regionais.
Com o apoio dos chefes: Alberto Rocha , Luis Jacinto, Márcio Nava Claudio Barros, as mesas e cadeiras foram transportadas do SESC Turismo no Olho D'Água para o Campo Escola, onde já serão utilizadas durante o ELO, que acontecerá de 15 a 17 de novembro de 2013.
Nossos fraternais agradecimentos ao e a Chefe Alberto pelo empenho na intermediação da aquisição desta doação.
Sempre Alerta para Servir!

Escotistas Maranhenses participam de curso de aperfeiçoamento

Buscando aperfeiçoamento contínuo para a promoção da melhoria da prática do Escotismo em nossa Região, os  chefes escoteiros do Maranhão,  José Omar, Diretor Presidente do 5º GE Domingos da Silva Borges, Francisco dos Santos, do 4º GE Visconde de Cayru e Moisaniel Pinheiro do 5º GE Domingos da Silva Borges participaram na cidade de Porto Nacional em Tocantins do Curso de Aperfeiçoamento Técnico do Ar - CATAR I.
Esta qualificação vivida pelos nossos escotistas, refletirá na qualidade da aplicação do Método Escoteiro, no 5º GE Domingos da Silva Borges, para que mantenha os seus membros  entrosados com as tradições, místicas e características da Modalidade do Ar, despertando nos jovens o interesse pelas técnicas aeronáuticas.
Sempre Alerta para Servir!