sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Diretoria Regional se reúne com Diretores de Grupo Escoteiros

No último dia 17 de agosto de 2013, a Direção Regional reuniu os Diretores dos Grupos Escoteiros de São Luis. O encontro aconteceu no auditório do SESC Turismo, no Olho d'Água.
A reunião foi presidida pelo Diretor Presidente da Região Escoteira do Maranhão, Márcio Nava, que na oportunidade expôs aos presentes, ações e medidas, adotadas pela atual Diretoria Regional.
Entre as medidas exposta pela Diretoria Regional, está a Resolução 002/2013, que extingue a isenção do pagamento da contribuição anual regional dos escotistas.
O Diretor Márcio Nava, explicou ainda que para facilitar, todas as operações serão realizada através do sistema SIGUE Administrativo da UEB, inclusive a cobrança  da Taxa Regional, que se iniciará no dia 1º de setembro.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Diretoria Regional visita Grupos Escoteiros de Bacabal

O 6º Grupo Escoteiro Kaluanã e o 9º Grupo Escoteiro Santos Dumont, da cidade de Bacabal, receberam a visita do Diretor Presidente da Região Escoteira do Maranhão, Márcio Nava, acompanhado da Vice- Diretora, Sarah Amaral, da Diretora Administrativa, Alga Maria, do Diretor Financeiro, Cláudio Barros e da Diretora de Métodos Educativos, Graça Pinto.

Durante a agenda, os diretores estiveram reunidos em diversas oportunidades com os adultos que atuam voluntariamente como escotistas e dirigentes e ainda puderam conhecer as estruturas dos Grupos Escoteiros de Bacabal.
O encontro com os Grupos Escoteiros de Bacabal, possibilitou estreitar os contatos, aproximando ainda mais as relações institucionais entre a direção regional e os grupos, e ainda permitir a sinergia para as próximas atividades regionais envolvendo todos os grupos do Maranhão.
É compromisso da Direção Regional apoiar os grupos, ouvindo as suas necessidades e se empenhando em atendê-los da melhor maneira possível.
A Diretoria Regional procura sempre a maneira mais adequada e correta no trato de todos os assuntos, na busca do melhor, com o objetivo de atender o melhor possível a todos os Grupos Escoteiros, e por consequência,  todos os que participam do Escotismo Maranhense.
A Diretoria Regional agradece os Escotistas e Dirigentes dos grupos, 
6º Kaluanã e 9º GESD, pela fraternal acolhida em Bacabal.

4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente!


Para entrar no processo é preciso conhecer o tema central deste ano que será resíduos sólidos. As conferências livres podem discutir também sobre os eixos temáticos e no final, elaborarem até 20 ações prioritárias, sendo 5 por eixo. O primeiro destes eixos temáticos é a produção e consumo sustentáveis. Este tema busca discutir como podemos produzir e consumir de forma mais inteligente e sustentável, gerando menos resíduos.
redução dos impactos ambientais será outro eixo temático tratado na  4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.  Esse eixo visa discutir algumas questões como reduzir as enchentes e a poluição dos mares, proteger as nascentes dos rios, os animais, as plantas e a nossa saúde, como acabar com os lixões.  Geração de emprego, trabalho e renda, discutirá como melhorar as condições de vida das pessoas que hoje tiram o sustento para suas famílias da catação do lixo. É direcionado à organização de cooperativas de catadores, que separam e reciclam os resíduos sólidos em galpões equipados para isso. 
A educação ambiental é um dos instrumentos da política nacional de resíduos sólidos, vista no plano nacional de resíduos sólidos como transversal, pois os desafios colocados impõem uma grande mudança cultural no Brasil, na direção de uma ampla cidadania ambiental. Chegou a hora da sua tropa ou clã participarem. Reúnam materiais, chamem especialistas e convidem a galera do bairro, mesmo que eles não sejam do grupo. Montem suas conferências livres de meio ambiente e cadastrem as ideias e propostas prioritárias no site do Ministério do Meio Ambiente. 
FAÇA SUA PARTE COMO CIDADÃO!

ARQUIVOS RELACIONADOS:

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Chefes Escoteiros de São Luís, comemoram o seu dia!

Para comemorar o Dia Interamericano do ESCOTISTA, a Direção Regional do Maranhão, promoveu uma alegre manhã de atividades entre os chefes escoteiros e seus familiares. Esta data é uma homenagem a todos os adultos que participam no grupo como dirigente ou escotista. Um trabalho voluntário em que a pessoa se dedica com amor, doando o seu tempo em prol da formação de melhores cidadãos. 
O Diretor Presidente da Região, Márcio Nava deu boas vindas aos presentes desejando um feliz dia de atividade.
A confraternização aconteceu no clube da Associação da Caixa Econômica, no último dia 04 de agosto, onde os presentes tiveram acesso a piscina, quadra, salão de jogos e playground.

Buscando integrar os escotistas, foram realizadas dinâmicas pela Vice-Diretora Presidente da região Sarah Raquel e pela Diretora Administrativa Alga Maria.
Foi reservado para a confraternização, um quiosque do Clube, que ficou exclusivo para o encontro dos escotistas.

Durante o evento foi servido um almoço com uma variação de pratos, e deliciosas sobremesas, além de água e refrigerante.
Os escotistas e seus familiares durante o almoço de confraternização no restaurante do Clube da Associação da Caixa Econômica, no Calhau.
Após o almoço, a comemoração continuou com a realização de um animado bingo, coordenado pela Chefe Sarah, com o apoio do Presidente Márcio e do Chefe Rafael
Os ganhadores do bingo receberam das mãos dos Diretores Regionais, 
literaturas lançadas recentemente pela União dos Escoteiros do Brasil. 
Chefe Graciana recebe da Diretora Alga, o presente que ganhou 
durante a aplicação da dinâmica.
A Diretoria da Região Escoteira do Maranhão Agradece aos chefes escoteiros e seus familiares que participaram deste evento.
Sempre Alerta para Servir
FOTOS: Ildejan e Ronaldo 

sábado, 3 de agosto de 2013

Pioneiros de Luxemburgo realizam boa ação no Maranhão!

No inicio desta semana desembarcaram em São Luís, 22 Escoteiros, entre Pioneiros e Escotistas, de Luxemburgo (país europeu). O destino final destes jovens Pioneiros é a cidade de Coroatá/MA, onde, durante 15 dias, estarão realizando a reforma e ampliação do Centro Comunitário de Coroatá.
O Diretor Presidente da Região Escoteira do Maranhão, Márcio Nava e o Escotista, Akelá Ildejan Ferreira, recepcionaram a delegação de Luxemburgo, na sua chegada e permanência em  São Luís. 
Durante 15 dias, eles estarão na cidade de Coroatá, com a comunidade, promovendo diversas melhorias na comunidade. Essa é uma iniciativa do Clã Pioneiro, que vivencia o lema SERVIR!
Por um ano, estes jovens pioneiros de Luxemburgo, tiveram aulas de português, em sua cidade, para que pudessem potencializar o máximo os frutos desta boa ação.
Todos os recursos necessários para a reforma do Centro Comunitário de Coroatá/MA, foram conseguidos pelos Pioneiros na cidade de Luxemburgo, através do Projeto Odyssee, que é uma iniciativa dos Escoteiros de Luxemburgo.
Durante o dia em que permaneceram em São Luís, o nosso Akelá Ildejan, realizou um passeio, levando-os a conhecerem os principais pontos turísticos de nossa bela cidade, Patrimônio Cultural da Humanidade.
Após realizarem o projeto na cidade de Coroatá/MA, a Delegação de Pioneiros de Luxemburgo, irá visitar os Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas, para então retornarem ao seu país, com a certeza do belo exemplo de vida pioneira.
Desejamos a Delegação de Luxemburgo, uma feliz estadia em nosso estado e sucesso na boa ação em Coroatá.
Sempre Alerta para SERVIR!
Visite a nossa página no facebook, clique, AQUI! Escoteiros do Maranhão 
FOTOS: Ildejan Ferreira