segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Escotismo pode virar disciplina curricular nas Escolas


                   A honra, o trabalho em equipe e a vida ao ar livre - bases do Movimento Escoteiro - podem virar disciplina optativa nas Escolas de todo o Brasil. A proposta foi levada ao Ministério da Educação (MEC) pelo deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC). Participaram da audiência, o Secretário Geral da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), David Ortolan, e o Diretor de Comunicação, Márcio Albuquerque. 
                O Deputado Rogério Peninha solicitou que o MEC reconheça o Escotismo como “Educação Complementar” e o coloque no hall de exercícios contemplados pelo Programa Mais Educação. Através dele, atividades como artes marciais, bandas escolares e aulas de artesanato são oferecidas no contra turno do aluno. “O estudante passa sete horas na escola, recebe alimentação e desenvolve aptidões que fogem do que habitualmente é exigido nos colégios”, explicou Peninha. O Programa Mais Educação existe desde 2008 e tem a participação de mais de 15 mil escolas, ultrapassando os 3 milhões de alunos beneficiados. Para aderir, alguns critérios de seleção foram estipulados pelo governo:
a) escolas estaduais ou municipais;
b) IDEB baixo;
c) locais de vulnerabilidade social;
d) população superior a 18.844 habitantes.

Modelo já é adotado no Brasil
Nos estados do Paraná e Rio Grande do Norte, o escotismo já faz parte da vida dos estudantes. De acordo com David Ortolan, os alunos se reúnem aos sábados para aprender lições de disciplina, coragem, respeito, proteção à natureza e lealdade. “É importante ressaltar que o movimento é totalmente apartidário e voluntário”, disse o Secretário Geral.


domingo, 24 de fevereiro de 2013

A Direção  Regional parabeniza os Grupo Escoteiros do Maranhão que conquistaram o prêmio de reconhecimento por alcançarem um padrão de qualidade nas áreas de  administração, crescimento efetivo, formação de adultos, aplicação do Método Escoteiro, participação na comunidade, divulgação do Escotismo e realização de atividades. 


4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú conquistou a certificação de

GRUPO PADRÃO OURO

E o 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto, conquistou a certificação de

GRUPO PADRÃO PRATA





A todos o nosso especial agradecimento pelo trabalho de qualidade desenvolvido nos Grupos Escoteiros

Graduados do 4º GEVIC são homenageados

O Grupo de GILWELLcresce no Maranhão com  o casal   Cláudio Roberto Sá Barros e Maria de Guadalupe Furtado Barros, Escotistas  do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú,  que conquistaram a ''Insígnia de Madeira''.


A especial cerimônia  aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2013, na sede escoteira, localizada no SESC Turismo, e contou com a participação de membros do Grupo e convidados. 
Um momento especial no evento foi a leitura do histórico de vida escoteira dos 
Chefes Cláudio e Guadalupe.
Durante a cerimônia de entrega da insígnia, um momento muito emocionante foi a renovação da promessa dos novos IMs, realizada pelo Diretor Presidente do 4º GEVIC, Chefe Alberto.

Chefe Graça, Diretora de Métodos Educativos da Região e Assessora Pessoal dos Escotistas,  fez a entrega do colar, símbolo da conquista da Insígnia de Madeira, para os novos IMs, numa demonstração do excelente trabalho de capacitação que vem sendo realizado no Grupo Escoteiro.
Chefe Alberto fez a entrega dos certificados, concedidos pela União dos Escoteiros, que conferem aos escotistas a conquista da IM.
O Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú presenteou os seus escotistas com uma lembrança deste momento especial , um quadro com as suas fotos, que foi entregue pelo 
Diretor Alberto Júnior.

O Chefe Claudio e a Chefe Guadalupe são exemplos de competência 
e compromisso com o Escotismo.
Ao assumirem a Chefia da Tropa Escoteira do 4º GEVIC, promoveram ainda mais, através do excelente nível de programação, o interesse dos jovens pelo movimento,
não tardando muito para que a Tropa se completasse. 
E com a grande procura dos jovens pelo Escotismo, surgiu a necessidade da criação de mais uma Tropa Escoteira no 4º GEVIC. Demonstração clara da capacidade dos chefes em compreenderem e aplicarem corretamente o Método Educativo do Movimento Escoteiro.
A Região Escoteira do Maranhão parabeniza o 4º GEVIC e os Escotistas 
Cláudio e Guadalupe por mais esta conquista. 
 Durante o evento foram entregues também os certificados de nomeação dos Diretores de Curso do Maranhão, Alga Maria para Diretora de Curso Avançado (DCIM) e Pedro Cardoso para Diretor de Curso Básico (DCB).
Aos graduados do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú uma grande palma ritmada tipicamente escoteira... 1, 2, 3 
BRAVO, BRAVO, BRAVÍSSIMO!!!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

22 de fevereiro, dia do fundador

Hoje é um dia importante para escoteiros em todo o mundo.  
Celebramos os aniversários do Sr. e Sra. Baden-Powell, também conhecido como Dia do Fundador, e também lembramos que o Movimento Escoteiro foi fundado por Lord Baden-Powell há mais de cem anos atrás.
O Escotismo Mundial lhe convida a celebrar o Dia do Fundador usando o seu lenço escoteiro. 
Esse dia especial também é conhecido como Dia Mundial do Pensamento, e é uma ocasião para Escoteiros de todo o mundo lembrarem que fazem parte de um movimento mundial, e uma oportunidade para reconhecerem nossos companheiros, irmãos e irmãs escoteiros, sem os quais o Movimento não existiria.  É também um momento para lembramos da Promessa que cada escoteiro fez, e refletir sobre as qualidades do Escotismo, que une tantos jovens e adultos. 
Durante o 3º Congresso International sobre Educação Moral, realizado em Genebra entre os dias 27 de Julho e 1º de Agosto de 1922, Lord Baden-Powell explicou que ele esperava um futuro: 
"onde os cidadãos jovens, homens e mulheres, em todos os países, são criados para ver seus vizinhos como irmãos e irmãs na família humana, aliados com o objetivo comum de serviço e ajuda simpática ao outro; eles não pensarão daqui para a frente em termos de guerra contra seus rivais, mas sim em termos de paz e boa vontade para com os outros."


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Escotista Mayara conquista "Insígnia de Madeira"

No último dia 02 de fevereiro de 2013, na sede do 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento, a Escotista Mayara Cerveira Carvalho, entrou para o seleto Grupo de Gilwell, conquistando o mais alto grau de formação escoteira a nível mundial
Foi um belo momento vivido pelo Chefe Gene Nelson, que vê a filha, que foi lobinha e agora é Akela do Grupo, conquistando a sua Insígnia de Madeira.
Mayra recebendo da sua mãe Nadia, o certificado da Insígnia de Madeira concedido pela UEB.

O Mestre Pioneiro e Diretor Regional Antonino Pio fez a entrega do Lenço de Gilwell a Mayara.
Foi um dia de festa no Grupo José Ribamar Nascimento, e a família escoteira participou, compartilhando com Mayara este especial momento. 
Chefe Mayara com o  atual Diretor Presidente do Grupo, Luis Jacinto e os lobinhos.
A Akela Mayara rodeada pelos lobinhos de sua Alcateia.
Os Grupos Escoteiros colhem os frutos de uma política de formação implementada pela Coordenadora de Formação da Região Escoteira do Maranhão, a Diretora Alga Maria, que entende que esse é o caminho para o crescimento dos nossos grupos.
E o Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento tem investido na qualificação dos seus escotistas, e o resultado é o desenvolvimento do efetivo do Grupo, o que demonstra que o crescimento está ligado diretamente com a formação dos adultos voluntários.
 A UEB MA partilha o sucesso da formação dos seus voluntários com a Região do Piaui e formadores de outros estados.

A Região Escoteira do Maranhão parabeniza Mayara e o 20º GEJORNA por mais está brilhante conquista.
Bravo, Bravo, BRAVÍSSIMO!