domingo, 28 de abril de 2013

Escoteiros de São Luís comemoram o Dia do Escoteiro!

No último final de semana, dia 21, a família escoteira maranhense se reuniu no Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo Höhn, para comemorar o Dia Mundial do Escoteiro, com a realização do V Grande Jogo Escoteiro.
O Coordenador Geral  do evento, Chefe Luis Jancinto Lira Mendes, Diretor Presidente do 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento, juntamente com os Coordenadores de Ramo e Escotistas das Seções realizou uma brilhante atividade.
Durante todo o dia os jovens participaram de atividades variadas, dinâmicas e atraentes ao ar livre.
 O dia iniciou com uma palestra sobre o "Ciclo da água" ministrada pelo Escotista Marcelo Felipe Campos do 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento.
Com uma exposição montada no campo,  os jovens tiveram a oportunidade de exercitarem o seu lado cientifico, com as apresentações de experiências realizadas por eles próprios, envolvendo o tema do Grande Jogo: "água o mundo que queremos". 
 Lobinhos atentos a demonstração de experiências com água.








Durante o evento os jovens tiveram a oportunidade de viverem momentos especiais com atividades que foram preparadas com muito cuidado e carinho pelos escotistas.
Neste divertido dia, além de atividades intelectuais, o Grande Jogo proporcionou também a oportunidade de estreitar laços de companheirismo e amizade entre os integrantes dos Grupos Escoteiros de São Luís, presentes na atividade.
Com uma bateria de jogos tipicamente escoteiros envolvendo o tema da atividade, os jovens se divertiram e se integraram.
E a exemplo dos anos anteriores o Grande Jogo Escoteiro teve como tarefa prévia uma ação social, a arrecadação de alimentos, para serem doados a uma instituição localizada em Paço do Lumiar.
Esta ação incentiva o espirito de solidariedade nos jovens, levando-os a exercitarem o aperfeiçoamento da relação interpessoal, por meio de ações junto a amigos, familiares e a comunidade em que vivem, em prol da arrecadação.
Bem antes do dia do Grande Jogo, muitos se organizaram em matilhas, patrulhas e tropas, com o apoio de adultos, buscando a coleta de alimento em seus bairros. 
Os alimentos arrecadados foram contabilizados e organizados em cestas, que  foram doadas para uma creche da Comunidade Santa Clara de Francisco, em Paço do Lumiar, beneficiando mais de 80 crianças e jovens de famílias que são assistidas pela Pastoral da Criança. 
A representante da Pastoral da Criança, Sra. Lívia Roberta, recebeu do Coordenador Geral do Grande Jogo Escoteiro,  Chefe Luis Jacinto, toda a arrecadação feita pelos jovens, que deu em torno de 530kg de alimentos não perecíveis.
A Sra. Lívia agradeceu em nome de todas as famílias beneficiadas com essa ação,  dizendo que "toda essa contribuição dos escoteiros, ajudará em muito as crianças e jovens da comunidade comunidade de Santa Clara de Francisco".
Encerrando a atividade, a Presidente Regional, em exercício, Sarah Raquel Loureiro do Amaral, falou para os jovens, agradecendo a presença de todos e parabenizando pelo Dia Mundial do Escoteiro, que mais uma vez, foi realizado com sucesso em nossa Região. Lembrando dos grupos irmãos 8º GE Buriti de Balsas, o 9º GE Santos Dumont e o 6º GE Kaluanã (em face de criação), da cidade de Bacabal, que não estavam presentes ao evento, mas que com certeza também comemoraram em suas comunidades esse grande dia.
A Diretoria da Região Escoteira do Maranhão
parabeniza e agradece Chefe Luiz Jacinto, Coordenador Geral do V Grande Jogo Escoteiro, pela excelente organização, e pela dedicação ao trabalho realizado.
Aos Coordenadores dos Ramos: 
 Lobinho, Igor Castro,   Escoteiro, Guadalupe Barros,  e Cláudio Ferreira, Ramo Sênior. 
O nosso especial Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível!
Aos dirigentes e escotistas uma grande palma ritmada escoteira, pela dedicação nos eventos regionais, demonstrando o cumprimento da palavra dada no momento da Promessa, de SERVIR a União dos Escoteiros do Brasil.
E aos pais e colaboradores o nosso especial e fraternal agradecimento pelo apoio nesta atividade.
BRAVO, BRAVO, BRAVÍSSIMO!
DIREÇÃO REGIONAL
FOTOS: 1º GECON / 4º GEVIC / 10º PIATÃ

Nenhum comentário:

Postar um comentário