sábado, 29 de dezembro de 2012

Escotismo vai a Escola em Paço do Lumiar


No dia 28 de dezembro de 2012 a Unidade Escolar Tássio Caldas, localizada em Paço do Lumiar recebeu a visita do Movimento Escoteiro para uma palestra para alunos da 5ª e 8ª série do Ensino fundamental, em uma atividade noturna promovida pela escola intitulada "noite do pijama".
Como peregrinos do Escotismo o Diretor Presidente da UEB MA Antonio Nunes e o Diretor de Relações Institucionais Antonino Pio se deslocaram na noite desta sexta-feira para divulgar o Movimento Escoteiro para os jovens da comunidade de Paço do Lumiar, consolidando o projeto de levar o Escotismo às Escolas.
Durante a atividade foram exibidos vídeos e realizada palestra sobre o Movimento Escoteiro,  deixando os jovens presentes fascinados pelo Escotismo.
Na verdade o Movimento Escoteiro Maranhense tem uma dívida histórica com o município de Paço do Lumiar, que é implantar na comunidade, que ha mais de 40 anos guarda e acolhe o nosso Campo Escola, um Grupo Escoteiro, proporcionando aos jovens de Paço, essa bela opção educacional. 
Com esta primeira ação foi plantada a semente para este sonho real e possível para o escotismo Maranhense. 
Após a palestra os Diretores Regionais se reuniram com a Diretora da Unidade  Terezinha de Jesus Maia Pereira e a Professora Selma Maria Pacheco Pinto, para traçarem um plano de metas, para edificar este sonho de ter em Paço do Lumiar um Grupo Escoteiro.
DIREÇÃO DA REGIÃO ESCOTEIRA DO MARANHÃO

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Direção Regional realiza reunião de avaliação da sua gestão

No dia 22 de dezembro de 2012 a Diretoria da Região Escoteira do Maranhão realizou encontro no Colégio Marista Araçagy, para avaliar a gestão 2010-2012.

O encontro foi positivo, pois constatou-se o sucesso desta gestão, com a implementação de um novo momento no Escotismo Maranhense. Foram tratados ainda, assuntos relativos ao processo sucessório, realização da Assembleia Regional Ordinária 2013, elaboração do relatório de atividades 2012 e relatório geral da gestão.


Participaram do encontro  Antonio Nunes - Diretor Presidente da UEB MA, o Vice Diretor Presidente Márcio Nava, o Diretor Financeiro Guedes, o Diretor de Relações Institucionais Antonino Pio e a Diretora Administrativa Isolda Soares.

Participaram ainda a Assessora Jurídica Sarah Amaral,  o Coordenador do Campo Escola Gene Nelsona Coordenadora de Formação Alga Maria e o Coordenador do Núcleo de Jovens Paulo Neto.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A União dos Escoteiros do Brasil divulga o resultado do concurso de fotografias.

1º Lugar - Categoria Lobinho
Autora: Maria Vitória 
Grupo Escoteiro 
Newton Braga - 
16/ES







1º Lugar - Categoria Escoteiro


Autora: Débora Sartori
Grupo Escoteiro 
Guarani 
46/PR





1º Lugar -  Categoria Sênior
Autor: Lucas Martins.
Grupo Escoteiro 
Caio Vianna 
Martins – 92/RJ 






1º Lugar - Categoria Pioneiro



Autor: Rodolfo Cemin 
da Silva


      Grupo Escoteiro 
      Baden Powell 
      179/RS

1º Lugar - Categoria Adulto
            Autor: Eugênio Cardoso 
            Novaes
            Grupo Escoteiro 
           Ave Branca 
          13/DF







Veja mais na página oficial da UEB: http://escoteiros.org/agenda/evento_detalhe.php?id=64

14TH WORLD SCOUT MOOT - CANADÁ 2013

O MOOT MUNDIAL é o principal evento para Pioneiros e Jovens Líderes. Será realizado no Awakamenj Mino Base Camp, Quebec, Canadá, de 08 a 18 de agosto de 2013. Podem participar na categoria "Participantes" associados com idade entre 18 e 25 anos (em 08/agosto/2013) e na categoria "Equipe Internacional de Serviços" adultos que já tenham completado 26 anos de acordo com as Regras de Participação. Veja mais: http://escoteiros.org/agenda/evento_detalhe.php?id=39

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Confraternização natalina reúne voluntários do Movimento Escoteiro

No último dia 16 de dezembro de 2012 foi realizada a confraternização natalina da Região do Maranhão. O local escolhido foi o Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo Höhn (Paço do Lumiar). 
Foram momentos de encontro, alegria e diversão.
 Dirigentes e Escotista do 1º Grupo Escoteiro Coelho Neto e familiares participaram deste momento fortalecendo os laços de amizade.
O 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru, sob o comando do seu Diretor Presidente  Chefe Alberto prestigiou a nossa confraternização escoteira.
Os voluntários do 10º Grupo Escoteiro Piatã também se uniram a esse momento de alegria se confraternizando e saboreando uma deliciosa feijoada.
O 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento, que estava realizando o seu acampamento de grupo, num sítio próximo ao Campo Escola, participou  da confraternização compartilhando com todos o espírito do natal.
Tivemos também a participação especial do 9º Grupo Escoteiro Santos Dumont da cidade de Bacabal, prova viva do crescimento do Escotismo no Maranhão.
Foi servida, durante o encontro, uma deliciosa feijoada, preparada com carinho pela direção regional.
Vivenciando plenamente o princípio da 4ª Lei Escoteira que diz que todos são irmãos, este domingo foi o encontro destes irmãos escoteiros que trazem em seus corações a essência do Escotismo, sonhada por Baden-Powell.
Durante a confraternização o Escotista Ildejan comandou o sorteio de um gril entre os presentes. O ganhador do prêmio foi o Chefe Moisés do grupo escoteiro de Bacabal.
No final do evento quatro membros do 9º Grupo Escoteiro Santos Dumont aproveitaram a oportunidade de estarem no Campo Escola Escoteiro para realizarem as suas promessas escoteiras.
As Escotistas Mayara Bezerra (Tropa Escoteira) e Fátima Silva (Alcateia) partilharam este especial momento em suas vidas com os presentes.
Os dirigentes Claudenice Bezerra e Moisés da Silva também fizeram a Promessa Escoteira.
O Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo Höhn recebeu uma bonita decoração natalina, promovendo um ambiente aconchegante,  típico das festas de final de ano. E o que é melhor, sem custos para a Região. Está conquista deve-se a Escotista Luciana Caracas e sua amiga Glauba.
Esta confraternização veio coroar o sucesso e as conquistas de 2012. 
Entramos para a história do Escotismo Nacional, sediando o maior Congresso Escoteiro Nacional, recebemos diversas homenagens entre elas a da Assembleia Legislativa e do Exército Brasileiro - 24º BC, pelos relevantes serviços prestados a juventude. Tivemos um crescimento do nosso efetivo de 58% em relação ao ano de 2009, quase duplicando o número de associados. Aumentamos ainda em mais de 200% o quadro de formadores com CF1 e CF2 , e obtivemos 100% de crescimento dos Escotistas com Insígnias de Madeira.
Além do Campo Escola Escoteiro que sofreu interferências que promoveram uma grande melhoria na sua infraestrutura.
Enfim, estas conquistas só foram possíveis devido ao trabalho da Direção Regional e o apoio dos Grupos Escoteiros.
Desejamos um Feliz Natal e um 2013 de muitas realizações

 VEM AÍ...!


Ramo: Lobinho e Ciclo de Programa do Ramo Escoteiro
Período: 11 a 13 de janeiro de 2013
Local: Balsas/MA - Sede do 8º Grupo Escoteiro Buriti - Colégio Marista 
Diretor do Curso: Márcio Nava
Realização: Região Escoteira do Maranhão



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Chefe Graça é a mais nova Diretora de Métodos Educativos da UEB MA

É com satisfação que informamos que a Escotista e Dirigente DCIM Maria da Graça Silva Pinto, foi nomeada como Diretora de Métodos Educativos da Região Escoteira do Maranhão.
Chefe Graça é Diretora de Curso Insígnia de Madeira da UEB,  membro da Equipe de Formação Regional, e foi a diretora do último Curso Avançado realizado com sucesso em nossa Região, além de ser Escotista e Diretora Técnica do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru.
Chefe Graça dará continuidade ao trabalho desenvolvido pelo então Diretor Márcio Nava, que acumulava as funções de Vice-Diretor Presidente da UEB MA e Diretor de Métodos Educativos.
Desejamos sucesso a Chefe Graça neste mais novo desafio de conduzir a aplicação do método do escoteiro em nossa Região.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Vem aí...

14º JAMBOREE INTERAMERICANO
O Jamboree e o Camporee (JamCam) Interamericanos são os principais eventos dos Ramos Sênior e Escoteiro da Região Escoteira Interamericana.
 O JamCam será realizado no Parque La Florida, Bogotá, na Colômbia, de 4 a 11 de janeiro de 2013. Podem participar jovens entre 12 e 17 anos e adultos de acordo com as Regras de Participação que estão disponíveis no link: brasilnacolombia.blogspot.com

 O Contingente Brasileiro será coordenado pelos membros da Comissão Nacional de Relações Internacionais, Jonathan Govier e Lia Kaori Nishizawa

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Escoteiros do Brasil irão participar do Play The Call


Play The Call é um game global que nos desafia a mobilizar dois bilhões de pessoas nos próximos quatro anos para salvar o mundo de verdade. 
Sua principal ferramenta será a internet, e o seu tabuleiro é o mundo real! Serão lançadas missões que terão de ser realizadas no mundo real. Missões impossíveis! 
A tarefa dos jogadores é realizá-las e compartilhar os resultados (através de textos, vídeos e fotos) em suas redes para comprovar sua realização e inspirar novas ações.
                  Como numa grande gincana global, crianças e jovens de todas as idades vão convocar parentes, amigos e vizinhos para ajudá-las a cumprir as missões, que devem ser feitas de forma rápida, divertida e sem botar a mão no bolso. Embelezar ruas e praças, restaurar praias e rios, replantar florestas, cultivar a alegria e a paz nas escolas e até reviver o senso de comunidade são algumas dessas tarefas.
Imaginem o que faria Baden-Powell se tivesse em suas mãos o poder da internet e o amor pela natureza e pela humanidade que carregava em seu coração. Qual seria o poder e o alcance do seu CHAMADO, hoje?
Os Escoteiros do Brasil são os primeiros grandes parceiros oficiais do Play The Call e foram convocados para ecoar e liderar “o chamado”, que convida famílias, amigos, vizinhos e sociedade para construir, agora, o mundo dos sonhos.



À meia-noite do dia 21 de dezembro de 2012, o jogo será lançado. O dia do Fim do Mundo Maia. Que tal se, neste limiar do tempo, tocarmos nosso Kudu e declararmos:
Este velho mundo acabou! 
Vamos construir juntos o mundo dos nossos sonhos!”  
                                                           Esteja alerta! E... Play The Call!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Escoteiros tem desconto nos produtos da

Fundada em 1946, o Grupo MABE é o maior exportador de eletrodomésticos para os Estados Unidos, e o maior fabricante de fogões do mundo.
No Brasil, a MABE é fabricante das marcas:
A GE aposta em produtos de alto valor agregado, que valorizam os ambientes e a alta performance. 
A marca CONTINENTAL, sinônimo de tradição e confiança, é a opção inteligente para a renovação dos brasileiros.
Os eletrodomésticos DAKO sempre oferecem qualidade, durabilidade, segurança e economia.
Os Associados da União dos Escoteiros do Brasil, a partir de agora tem descontos entre 15% a 30% na aquisição de produtos, pelo canal de vendas cooperativas da fábrica.
Basta acessar:

OBSERVAÇÃO: Se você realizar um teste comparativo acessando primeiro o site: www.lojamabecorp.com.br/uniaodosescoteiros  e depois no https://www.lojamabecorp.com.br, pode ocorrer de você não conseguir visualizar a diferença nos valores. Isto ocorre devido as informações permanecerem gravadas em seu browser. Para conseguir realizar este teste comparativo, acesse primeiro o site https://www.lojamabecorp.com.br  e depois o www.lojamabecorp.com.br/uniaodosescoteiros.