quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Durante 5 dias, de 14 a 18 de novembro de 2012, o nosso Campo Escola Escoteiro se transformou, pela magia do Escotismo, no grande Gilwell Park com a realização do Curso Avançado (Insígnia de Madeira).

Este curso veio coroar de sucesso o excelente trabalho desenvolvido pela Direção Regional através da Coordenadora de Formação Alga Maria,  que em 2010, quando assumiu a Coordenação de Formação, iniciou um processo de qualificação dos voluntários do Escotismo Maranhense.

A política de formação continuada, adotada pela UEB MA, teve inicio com a realização de três Cursos Preliminares, sendo um realizado na cidade de Bacabal, interior do Maranhão, um Curso Básico e o Curso Avançado, fechando um ciclo de formação em 2012. 

Com o objetivo de consolidar a qualificação dos nossos adultos para o pleno desempenho de suas funções, foi realizado o Curso Avançado, curso que há 13 anos não acontecia no Maranhão, e para dirigir este desafio, foi nomeada como Diretora do Curso, Maria da Graça Silva Pinto, pessoa querida e respeitada por todos que fazem o escotismo maranhense.

Reforçando o ideal de que somos uma grande fraternidade, foram convidados, para participarem da Equipe de Formação, dois formadores da União dos Escoteiros do Brasil, o estimado Chefe Gomes da Região do Piauí e o irmão de ideal Chefe Luciano da Região do Espirito Santo, que vieram somar com os nossos formadores.
No campo sagrado de Gilwell Park, onde a grama é mais verde, os cursantes escolheram duas tradicionais Patrulhas da mística de Gilwell,  e honraram seus membros espalhados pelo mundo.

Enriquecendo ainda mais o grupo recebemos duas escotistas da Região do Piaui, Kátia e Karina do 3º Grupo Escoteiro Nitish Laharry/PI.

Durante esses dias, os cursantes, como uma grande família, estreitaram os laços de amizade e companheirismo, vivenciando o Sistema de Patrulha e relembrando no corpo e na alma as experiências de um acampamento escoteiro. 
Recebemos também da cidade de Balsas/MA, os irmãos escotistas Bechara e Floriano 
do 8º Grupo Escoteiro 
Buriti
E de São Luís, 
os Escotistas:
Jacinto (20º GE José Ribamar Nascimento), Benedito (4º GE Visconde de Cayrú), Joseline (20º GE José Ribamar Nascimento), Marcelo (10º GE Piatã) e Ildejan (1º GE Coelho Neto).
Em Gilwell Park maranhense cada membro somava na patrulha as suas características individuais e diferenciadas, fazendo da mesma um grande corpo com diversas aptidões e competências.
A coordenação do curso foi criteriosa também na elaboração do cardápio, buscando atender  as necessidades nutricionais dos participantes nestes dias de atividades intensas. 
Na grande noite do "jantar das nações" foram saboreadas as delícias da culinária mexicana, japonesa e queniana, preparadas pelos cursantes. 
O curso avançado é uma experiência única, promovendo uma séries de vivências práticas, que provocam a solidificação dos conhecimentos do método escoteiro.  
Ainda na noite do jantar das nações,  a Companhia de Dança Clay Carlos,  apresentou vários números com diferentes tipos de dança, entre eles a apresentação do samba de gafieira  com a nossa Akela Alga e o professor Carlos
As dançarinas apresentaram belas coregrafias demonstrando a qualidade do trabalho do professor.
No final os cursantes foram convidados a fazerem uma aula de dança,  trazendo ao curso momentos de alegria e confraternização, além de envolver todos no universo da dança.
Na última noite foi realizada a centenária tradição do Fogo de Conselho, com o mestre de cerimônia, Chefe Gomes. Foram momentos onde ao redor do fogo cantaram e contaram  histórias da lenda do folclore maranhense.
No final da manhã de domingo, após o fechamento da vasta programação, foi realizada a avaliação do curso seguido de um momento de espiritualidade em agradecimento a Deus por mais esta conquista.
A Diretora do Curso Graça Pinto entregou o certificado a Alga Maria, e  a seguir foram entregues os certificados de participação aos cursantes, além de uma lembrança personalizada do curso, feita do artesanato maranhense, para que todos se lembrem dos momentos vividos aqui.
As Patrulhas entregaram também as bandeirolas e bastões para o Diretor  da UEB MA Antonio Nunes, para que as mesmas façam parte do acervo da região.

A Direção Regional sabe que sem o espírito escoteiro existente no coração dos Insígnias de Madeira: Adilson, Francisco, Paulo Neto e Sarah, este curso não teria o mesmo brilho e sucesso, pois estes quatro fantásticos se transformaram em muitos e deram todo o apoio para que a programação do curso fosse plenamente realizada. 
Agradecemos também a presença do IM Nelson, que com a sua chegada no sábado reforçou a equipe de apoio, colaborando nas atividades e na organização do fogo de conselho.
Agradecemos a todos os palestrantes, que como peças de um belo quebra-cabeça, somaram o conjunto de conhecimentos no Curso Avançado/2012, fazendo deste, segundo avaliação dos próprios cursantes, "um curso de formação de  nível excelente" 
Durante meses a Coordenadora de Formação, Alga Maria, a Diretora do Curso, Graça Pinto, o  Vice Presidente e Diretor de Métodos Educativos, Márcio Nava e a Diretora Administrativa, Isolda Soares, trabalharam na organização deste Curso. A estes dedicados voluntários os nossos parabéns pelo sucesso!
Enfim... foram momentos mágicos de Gilwell, e  os participantes  levarão para sempre, esta eternidade de tempo em suas vidas.
Domingo, no encerramento do curso,  foi servida uma deliciosa feijoada para confraternização entre os participantes do curso.
Ainda no domingo, visitaram o campo, o ex-Diretor Presidente da UEB MA, o IM Júlio Augusto, sua esposa Conceição, o Diretor Presidente do  4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú, Chefe Alberto e dona Narcisa.
Nossos fraternais agradecimentos ao Diretor Antonino Pio de Carvalho Sobrinho, e aos parceiros que apoiaram este evento


SEMPRE ALERTA PARA SERVIR!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Escoteiros participam da Campanha SOS VIDA, em memória as vítimas de trânsito

A exemplo do ano passado, este ano os escoteiros participaram no Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, promovida pela Maçonaria do Maranhão. A ação aconteceu no dia 18 de novembro de 2012, último domingo, na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea, com uma vasta programação que incluiu momento de oração, apresentação de coral e passeata com panfletagem.

Estabelecida para o terceiro domingo do mês de novembro, esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, com o objetivo de lembrar as vítimas do trânsito, além de chamar a atenção para o elevado número de mortes e acidentes, e o risco potencial para todos os usuários das avenidas e estradas do país.
Um momento especial foi a divulgação da Campanha "Pare, Pense e Mude", quando foram soltos no céu da praia, 500 balões, lembrando as vítimas acidentes de trânsito, além de salto de vários paraquedistas.

A campanha conta com diversos parceiros, entre eles o Movimento Escoteiro,  representados nesta ação por membros do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayrú e do 5º Grupo Escoteiro Domingos da Silva Borges.
A Diretoria da Região Escoteira do Maranhão agradece ao Diretor Presidente do 5º Grupo Escoteiro Domingos da Silva Borges, José Omar de Castro Filho, que representou, neste evento, a UEB MA.

Aos Escoteiros e Escotista que participaram do evento o nosso grande BRAVO, BRAVO, BRAVÍSSIM


ESCOTISTAS:

  • José Omar (5º GEADOSB)
  • Daniela Bertrand ( 4º GEVIC)
  • Caroline Bertrand (4º GEVIC)

ESCOTEIROS(AS):

  • Andrezza (4º GEVIC)
  • Cristiano Freitas (4º GEVIC)
  • Joyce Ferreira  (5º GEADOSB)
  • José Ribamar (4º GEVIC)
  • Kássia Xavier (5º GEADOSB)
  • Kaio Victor (4º GEVIC)
  • Maria Clara (5º GEADOSB) 
  • Natália Bertrnad (4º GEVIC)
  • Sabrina Micaela (5º GEADOSB)
  • Victória Fróz (5º GEADOSB)
  • Vinicius Crisley (5º GEADOSB)

                        SEMPRE ALERTA!




quarta-feira, 21 de novembro de 2012

III ARE, uma odisseia escoteira

Nos dias 02 a 04 de novembro de 2012 o  Campo Escola Escoteiro Ivo Anselmo, recebeu os Escoteiros para o maior e mais importante acampamento do Ramo em nosso estado.
 III Acampamento Regional do Ramo Escoteiro - III ARE, reuniu  jovens e adultos numa grande festa escoteira, movimentando as Tropas dos Grupos Escoteiros.
Com uma temática diferenciada e uma bateria de atividades diversificadas, envolvendo jogos, jornadas e capacitações, o Campo Escola se transformou num grande Olimpo Escoteiro, onde todas as bases das atividades tinham como fundo de cena os doze trabalhos de Hércules, um dos maiores heróis gregos. 
O fundo de cena utilizado, mobilizou os escoteiros bem antes do início da atividade, quando os jovens tiveram a tarefa de  pesquisarem sobre os doze trabalhos de Hércules, que estavam presentes em todas as bases de jogos no acampamento.
 "Zarabatana - matar os monstros do Lago Estínfalo" - jogo de revezamento
 "Travessia do Rio Estinge" 
 "Subjugar o touro de Creta"
"Capturar vivo o Javali de Erimanto" 
 "Colher os pomos de ouro do jardim das Hospérites
 "Apossar-se do Cinturão Mágico da Rainha Hipólita" 
 "Limpeza dos Currais do Rei Augias" 
"Cortar as Cabeças da Hidra" 
Capacitação - fogão ecológico
Estilingue humano

Boliche humano
Capacitação de bússola

Jornada - "O desafio de Hércules"
Durante a odisseia os escoteiro tiveram que realizar uma jornada, onde demonstraram conhecimento de bússola, azimute, nós escoteiros, construção de balsa e a emoção da trilha pelo fio de ariadne.
 "Festa no Olimpo"
Na noite de sexta-feira foi realizada a "festa dos deuses" com concurso de fantasia, onde os jovens mostraram toda a sua criatividade no desfile. E no final saborearam uma bela ceia recheada de frutas.
Os escotistas não ficaram atrás e se caracterizaram com a temática da noite.
No sábado foi a vez do Fogo de Conselho... um momento alegre e descontraído, onde os jovens apresentaram suas esquetes representando os doze trabalhos de Hércules.

Momento ecumênico

Isto é apenas uma pequena mostra do que foi o grande acampamento no III ARE.
 A Região Escoteira do Maranhão agradece fraternalmente os Escotistas e colaboradores que dedicaram  o seu tempo e trabalho para a realização do III ARE.
Nosso especial agradecimento ao Diretor Márcio Nava, Coordenador Geral da atividade, que a exemplo dos campamentos anteriores mobilizou e sensibilizou os outros escotistas, buscando oferecer o melhor para os jovens escoteiros. 
O resultado desse trabalho de sucesso, estava estampado no rosto alegre dos escoteiros durante o acampamento.

Nossos agradecimentos ao 
  
pelo apoio.