domingo, 26 de agosto de 2012

A Rede Regional de Jovens do Maranhão está em franca e sólida expansão. No último domingo, 19, foi realizado o I Encontro Regional de Jovens, reunindo escoteiros de 18 a 26 anos dos Grupos de São Luís.
O evento da Rede Regional de Jovens, foi realizado nas instalações da Sede do Grupo Piatã, no Colégio Marista Araçagy.
Este foi  um momento especial em que os jovens conheceram um pouco mais sobre como funciona a estrutura da Rede de Jovens, seus princípios e parâmetros.
  Além das apresentações ministradas pelos Jovens da Rede, o Diretor Regional Márcio Nava, proporcionou aos jovens conhecimento sobre o atual planejamento da União dos Escoteiro do Brasil, fazendo uma explanação sobre o Plano Estratégico da UEB.
Além de palestras foram realizadas dinâmicas com o intuito de integrar e capacitar ainda mais os jovens presentes.
Durante o encontro, o Núcleo Regional de Jovens do Maranhão, criado no  I Fórum Regional em 2011, formado por Beatriz CardosoPaulo Neto, Mayara Carvalho e Débora Nunes,  recebeu os novos membros:
Igor Castro (D) que foi eleito no último Fórum como  Coordenador, substituindo Beatriz Cardoso  e  Pedro Lisboa (E) que agora é o novo comunicador no lugar de Débora Nunes. 
Com a mudança o atual Núcleo Regional agora é assim composto:
Coordenadores: Paulo Neto e Igor Castro
Comunicadores: Mayara Carvalho e Pedro Lisboa.
Ao final, encerrou-se o encontro com o sentimento de alegria e união, onde mais uma vez a Rede Regional de Jovens do Maranhão saiu fortalecida e preparada para novos desafios.
A Diretoria Regional do Maranhão agradece as Pioneiras Beatriz e Débora, pela dedicação e trabalho doados ao Núcleo, e deseja a Igor e Pedro sucesso na nova missão.
SERVIR!

sábado, 11 de agosto de 2012

I Encontro Regional de Jovens do Maranhão

A Rede Regional de Jovens do Maranhão, realizará  no próximo dia 19 de agosto de 2012, domingo, o primeiro encontro de Jovens Líderes do Movimento Escoteiro de São Luís. 
O evento acontecerá na sede do Grupo Escoteiro Piatã, no Colégio Marista Araçagy (Estrada do Araçagy, s/n).
JOVEM... PARTICIPE!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Mestre Pio é nomeado DCIM

A União dos Escoteiros do Brasil - Região do Maranhão, tem obtido resultados concretos na área de formação dos adultos voluntários, com o aumento expressivo e significativo tanto no quadro como no nível  dos seus formadores.
O exemplo disso é a nomeação, pela UEB Nacional,  do Diretor Antonino Pio de Carvalho Sobrinho, como Diretor de Curso Avançado (DCIM), da Região Escoteira do Maranhão.
Mestre Pio, como é carinhosamente conhecido, tem um vasto currículo de serviços dedicados voluntariamente ao Movimento Escoteiro.
Uma grande salva de palma ritmada para nosso 
Mestre Pio.
SERVIR!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Escotistas do Maranhão comemoram o seu dia

O Diretor Presidente da Região, Antonio Nunes, agradeceu a presença de todos, e falou da importância do trabalho dos Escotistas para o crescimento do Escotismo Maranhense.
Escotista... homens e mulheres que doam valiosas horas do seu dia para planejar e realizar atividades semanais.
Escotista ou Dirigente, o termo mais utilizado para reconhecê-los é o de "Chefe Escoteiro".
Membros da Rede de Jovens Líderes do Maranhão também participaram da confraternização.
Durante o jantar a Diretoria Regional fez a entrega dos prêmios aos ganhares do Grande Jogo Escoteiro.
O 5º Grupo Escoteiro Domingos da Silva Borges ganhou uma barraca e um jogo de panelas.
A Patrulha Cruzeiro do 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru também ganhou uma barraca, que foi doada para o grupo irmão Domingos da Silva Borges.
 Os Escotistas e seus familiares viveram momentos descontraídos de integração com a plicação de uma dinâmica onde todos participaram. 
Em um ambiente alegre e fraterno foram realizados sorteios de diversos prêmios.
Foram sorteados mais de 35 prêmios, entre literatura do Ramo Lobinho, Escoteiro e Sênior. 
O material recém lançado do Ramo Pioneiro, o novo Guia de Especialidade e de Insígnia de Meio Ambiente também estavam entre os prêmios.
Assim como Canecas, bolsas e camisas do congresso escoteiro nacional 2012, além de porta chaves, bonés e arganéis artesanais, que foram presenteados aos escotistas.
BRAVO! BRAVO! BRAVISSÍMO!!!
Sempre Alerta para Servir!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012


RESOLUÇÃO 01/2012
CRIA A EQUIPE DE FORMAÇÃO DA REGIÃO DO MARANHÃO ESTABELECENDO OS CRITÉRIOS PARA OS MEMBROS QUE FARÃO PARTE DA EQUIPE.

Considerando a necessidade de atender ao desenvolvimento contínuo da Política Regional de Gestão de Adultos,
A Diretoria da União dos Escoteiros do Brasil – Região do Maranhão, no uso de suas competências, resolve:
Art. 1º - Criar a Equipe Regional de Formação para Gestão de Adultos.
Art. 2º - A Equipe Regional de Formação será coordenada por membro da UEB, nomeado pela Diretoria Regional, tendo por função delegada, implementar, administrar e coordenar a captação, formação e acompanhamento dos recursos Adultos no Estado, em consonância com as disposições Nacionais e Regionais vigentes acerca da matéria.
Art. 3º - Como requisitos para compor a Equipe Regional de Formação da Região Escoteira do Maranhão, o adulto voluntário deve:
I    -    estar registrado na União dos Escoteiros do Brasil;
II   -    ter sido aprovado, no mínimo, no Curso de Formador Nível I;
III  -    formalizar, anualmente, com a Diretoria Regional do Maranhão, acordo mútuo específico para este fim.
Parágrafo Primeiro - Poderão compor a Equipe Regional de Formação (ERF), na condição de membros convidados, aprovados pela Diretoria Regional e ouvido o Coordenador da ERF:
I    -    Escotistas e Dirigentes portadores da Insígnia de Madeira, em qualquer linha de formação, com habilidades de formador na apresentação das Unidades Didáticas dos Cursos de Formação para o qual foram convidados;
II   -    Profissionais de notório conhecimento em sua área, que venham enriquecer a aplicação dos módulos no curso para o qual foram convidados.
Art. 4º - Os membros da Equipe Regional de Formação, nesta função, exercem cargo de confiança da Diretoria Regional da UEB/MA, podendo exonerar-se e ser exonerado a qualquer tempo pela Direção Regional.
Art. 5º - A presente Resolução entra em vigor nesta data, revogando-se as disposições em contrário.
São Luís, 29 de julho de 2012

Antonio João Leitão Nunes
Diretor Presidente da União dos Escoteiros do Brasil
Região do Maranhão