terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Diretoria Regional implanta a União Parlamentar Escoteira do Maranhão


No último dia 21 de dezembro de 2010, foi criada a União Parlamentar Escoteira do Maranhão, a exemplo do que já existe em outros Estados, a UPEMA foi criada nos moldes da União Parlamentar Escoteira do Brasil que congrega Parlamentares dos três níveis do Poder Legislativo que são simpatizantes das causas da juventude por intermédio do Movimento Escoteiro, com ideologia suprapartidária.
A União Parlamentar Escoteira Mundial já existe desde 07 de agosto de 1991 quando foi criada em Assembléia Constituinte em Seul, na Coréia do Sul. No Brasil foi criada em 11 de setembro de 1999, em Porto Alegre como União Parlamentar Escoteira do Brasil - UPEB, e seu atual presidente é o Senador Flávio Arns.
No Maranhão a União Parlamentar Escoteira foi instituída oficialmente com a posse do primeiro membro, Senador João Alberto como presidente do órgão. Em 2011 novos membros estarão sendo empossados também.


O objetivo principal da União Parlamentar Escoteira é consolidar-se como uma associação de parlamentares que, compartilhando dos princípios e do ideal escoteiro, independente de partido ou origem, somam esforços para apoiar o Movimento escoteiro em todos os seus níveis, contribuindo para o seu fortalecimento, permintindo que o maior número possível de crianças e jovens possam usufruir a prática do Escotismo, o maior movimento de educação não formal do mundo.
O Senador João Alberto recebe o lenço oficial da União dos Escoteiros do Brasil, e o certificado de posse como Presidente da União Parlamentar Escoteira do Estado do Maranhão.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Feijoada Escoteira é realizada com sucesso!

  
No dia 19 de dezembro, a campanha "Feijoada Escoteira com sabor de solidariedade", realizada pela Região Escoteira, reuniu numa grande confraternização, a família escoteira e amigos na loja Maçônica no Bequimão.
Esta ação só foi possível graças a contribuição, apoio e trabalho dos Grupos Escoteiros.
 Num gesto de solidariedade e com o mesmo objetivo os voluntário do Movimento Escoteiro se uniram na realização da campanha para arrecar recursos que serão revestidos nas melhorias e conservação do nosso Campo Escola Escoteiro Chefe Ivo Anselmo.
Durante o evento foi realizado o sorteio de vários prêmio. 
Nunes faz a entrega do celular a Conceição Ericeira
(representante do ganhador, Sr. Nelson Ericeira).
O Sivica faz a entrega da bicicleta ao Escoteiro Francisco, 
do 20º Grupo Escoteiro José Ribamar Nascimento.
 Isolda e a ganhadora do aparelho de DVD, Vanessa Ribeiro. 
Lobinhos se divertem na cama elástica
 Chefes Sivica e Portela 
Os Escotistas Cláudio, Tássio e Eros
 Chefes Ildejan e Márcio no refrigerante
As mulheres do dinheiro: chefes Sarah e Adna
 DJ Mestre Pio
Diretor Guedes e chefe Portela
Voluntários servindo a feijoada
Jovens dos Grupos Escoteiros



sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Região do Maranhão rumo ao XIII Congresso Escoteiro Nacional 2012

A Região Escoteira do Maranhão e São Luís
Convention Bureau, no dia 08/12/2010, assinaram o Termo de Compromisso para a realização do XVIII Congresso Escoteiro Nacional, que será realizado em 2012, como parte das comemorações dos 400 anos de fundação de São Luís. Estiveram presentes a este evento todos os Grupos Escoteiros de São Luís, com a presença dos Dirigentes e Escotistas.
 Na oportunidade o Diretor Presidente da Regiãofez uma retrospectiva das conquistas que o Movimento Escoteiro conseguiu neste ano de 2010, ressaltando o Congresso Escoteiro de 2012, a indicação do Maranhão para representar os Estados do Nordeste no Conselho de Administração da União dos Escoteiros do Brasil, com o Mestre Antonino Pio, a política de fortalecimento da imagem da instituição junto a sociedade, por meio de visitas a autoridades e empresas, como também a divulgação para os jovens com o Proejto Escotismo nas Escolas.
Outro ponto importante falado pelo presidente Nunes, foi as melhorias que estão sendo implantadas no Campo Escola Escoteiro, com a união dos Grupos Escoteiros.
 Durante o evento os Diretores Presidentes de Grupo foram convidados para inaugurarem oficialmente a sala onde funcionará a Diretoria Regional, conquista esta, fruto da mobilização do Diretor Guedes junto ao Grupo Lusitana.
Na apresentação da sala o Diretor Nunes, falou carinhosamente sobre o espaço conseguido, intiluando-o de "pequena GRANDE sala", onde muitas melhorias para o Movimento Escoteiro sairão dali.
Nesta data especial o presidente do Convention & Visitors Bureau, Nan Sousa, falou da importância da realização do Congresso Escoteiro Nacional em São Luís, e sobre os projetos de comemoração dos 400 anos da cidade.
Nan Sousa, membro do Movimento Escoteiro, recebeu da Diretoria Regional, o lenço oficial da UEB, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ele, ao longo dos anos. Trabalho esse em parceria do saudoso Chefe Ivo Anselmo, e do ex-governador Antonio Jorge Dino, em prol do Escotismo do Maranhão.
O espaço estava ambientado com uma decoração tipicamente escoteira, com barracas, fogueira, tochas e lampiões, resgatando no nosso coração  a mística escoteira,  diferencial que nos torna, atualmente, uma instituição mais do que necessária para a juventude. 

Outro ponto importante nesta data especial, foi a quantidade e variedade de pratos servidos no coquetel de confraternização. Demonstração viva do princípio que diz: "a união faz a força", pois está conquista só foi possível com a colaboração dos Grupos Escoteiros de São Luís: 1º GECON, 4º GEVIC, 5º GEARDOSB, 10º PIATÃ, 18º TÃO e 20º GEJORNA. 
Confraternização
1º GECON
Chefes prestigiam o evento
 4º GEVIC
 18º TÃO
 4º GEVIC e 20º GEJORNA
10º PIATÃ e 5º GEARDOSB
 4º GEVIC e 10º PIATÃ
Diretoria Regional com Nan Sousa

Região Escoteira do Maranhão conquista Certidão de Personalidade Jurídica

 A Diretoria Regional Escoteira do Maranhão neste final de ano, presenteia os seus associados com a CONQUISTA DA CERTIDÃO DE PERSONALIDADE JURÍDICA.
Com mais esta vitória a atual Diretoria Regional demonstra o seu empenho e compromisso de trabalhar em prol do crescimento do Movimento Escoteiro em nosso Estado.
PARABÉNS!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ação no Campo Escola Escoteiro

A Prefeitura de Paço do Lumiar realizou uma limpeza na avenida que dá acesso ao município, utilizando máquinas pesadas, invadindo indevidamente e sem a autorização, quase 10 m do nosso Campo Escola Escoteiro, causando prejuízo  e deixando vulnerável  esta área de PRESERVAÇÃO AMBIENTAL,  já que com está ação a cerca que protegia o campo foi derrubada.

A Diretoria Regional, com o apoio da  Chefe Escoteira e Advogada Sarah, já tomou as devidas medidas, notificando a Prefeitura de Paço do Lumiar.
Como diz o ditado: "a males que vêem para o bem", a Região está antecipando o sonho de todos que amam o Campo Escola, e está colocando em prática o projeto de construção da cerca definitiva com mourões de concreto, protegendo assim a área.
 A Diretoria Regional já vem desenvolvendo ações buscando a viabilização da construção da cerca do Campo Escola, visando com isso, preservar o nosso patrimônio.
 Os materiais para o inicio desse sonho começam a chegar.
Foram conseguidos 50 mourões de concreto, e já
temos também o arrame farpado para a primeira fase do projeto que abrange a lateral do campo (que dá acesso a avenida de Paço Lumiar), totalizando mais de R$ 3.000,00 (três mil reais). Mas, ainda necessitamos de recursos para pagar a mão-de-obra e compra de outros materiais de construção (brita, areia, cimento).
A REGIÃO DO MARANHÃO está lançando uma campanha para os Grupos: 
se cada Grupo Escoteiro doar R$ 200,00 (duzentos reais), atingiremos  o valor necessário para terminarmos a cerca. 
Está adesão é livre e voluntária.
Caso o Grupo Escoteiro queira aderir a campanha, e/ou membros,
basta realizar o depósito no:
Banco Bradesco - UEB REGIÃO DO MARANHÃO
Agência 408-1   /  Conta Corrente 79.287-P.